quarta-feira, 19 de setembro de 2012

ARTISTAS OUVEM AS PROPOSTAS DE VANE


Artistas e produtores culturais de Itabuna tiveram a oportunidade de conhecer o Programa de Governo de Vane para o setor cultural. O evento aconteceu durante um almoço no espaço Carpe Diem, na Rua Juca Leão, organizado nesta terça-feira, 18, pelo cantor e compositor Fernando Caldas e também serviu para comemorar o aniversário do candidato a prefeito de Itabuna que completa 50 anos.
Antes de apresentar as propostas de fomento à cultura grapiúna, Vane fez questão de destacar que sua candidatura nasceu da vontade popular e da união de forças partidárias que desejam mudanças na gestão pública. “Eu quero cuidar da cidade e das pessoas porque meu desejo é o mesmo de toda a população: ter uma cidade de paz, de desenvolvimento e de oportunidade para todos”.
Na sequência Vane exibiu slides com o plano de política cultural com mais de 20 itens. O primeiro relacionado à Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e à obediência ao seu estatuto, que prevê incentivar, difundir e promover a prática e o desenvolvimento das atividades culturais, artísticas e cientificas no município.
Outro item destaca a manutenção e administração do centro histórico Jorge Amado, em Ferradas, o Espaço Cultural Josué Brandão, a Sala Zélia Lessa, o resgate do prédio onde funcionou o Cine Itabuna e os quiosques da Praça Olintho Leone, pertencentes ao patrimônio municipal.
Com relação a Ferradas, Vane lembrou que o bairro representa o berço da cultura grapiuna, além de ser local de nascimento do escritor Jorge Amado, cujo centenário se comemora este ano. Pela sua tradição, merece ser transformado num espaço de visitação permanente, a partir da recuperação dos imóveis e do incentivo às famílias que produzem alimentos e bebidas típicas e fazem parte da história e tradição do local.
Ao finalizar Vane citou a frase de Norma Bengell: “A cultura é um movimento coletivo que só pode acontecer com o apoio do governo”. Bastante aplaudido, Vane agradeceu o apoio que tem recebido de vários segmentos da sociedade, incluindo a classe artística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário