terça-feira, 11 de setembro de 2012

Apenas 14% das cidades possuem coleta seletiva de lixo, aponta pesquisa

O Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) divulgou, no final de agosto, a pesquisa Ciclosoft 2012. O levantamento, feito a cada dois anos, já está em sua décima edição e tem o objetivo de traçar um panorama da reciclagem no país e servir de instrumento para iniciativas que promovam o desenvolvimento do setor. 

De acordo com o estudo, dos 5.565 municípios brasileiros, apenas 766 possuem um serviço de coleta seletiva estruturado (14% do total das cidades). Embora baixo, o índice, em comparação com o obtido em 2010, sofreu um aumento de 73%. Há dois anos, o número de municípios que realizavam a coleta era de 443. 

Em declaração ao jornal Valor Econômico, o diretor-executivo do Cempre, Andrá Vilhena, destacou o crescimento do número de municípios que fazem coleta seletiva após a publicação da Política Nacinal de Resíduos Sólidos, em 2010. "Tivemos um salto no envolvimento das prefeituras nas regiões Sudeste e Sul. Isso mostra que a lei começa a pegar na prática", disse Vilhena. 

Entre as regiões, as Sul e Sudeste concentram a maioria dos municípios com coleta seletiva (86%). Já entre as cidades, o estudo destaca os programas desenvolvidos pelos municípios de Curitiba, Londrina, Porto Alegre, Santo André, São José dos Campos e Goiânia, que alcançam 100% de seus habitantes. 

Em relação aos materiais, as aparas de papel e papelão são os mais reciclados, seguidos pelos plásticos, vidros, metais e embalagens longa vida. A pesquisa completa pode ser acessada no linkwww.cempre.org.br/Ciclosoft2012.pdf.


Fonte:http://www.ressoar.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário