quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Vamos pensar em como tratar o lixo urbano?


Lixo é tudo aquilo descartado pelo homem, considerado inutilizável, sem mais uso, sendo diretamente proporcional às atividades industriais urbanas e crescimento populacional. O lixo ultimamente vem sendo alvo de fortes discussões... O que devemos fazer com ele? Como tratar? Ele deve ser separado? Devemos evitar jogá-lo em qualquer lugar, como bem entendermos, pois ele pode entupir bueiros, causando futuras enchentes e perdas de matérias em casas e até morte.
O lixo não deve ser jogado em rios, pois faz com que aumente sua matéria orgânica, eutrofização, que sendo feita pela ação humana causa a morte de diversas formas de vida presentes na água... Mas então, o que fazer com o lixo?

Possíveis soluções para o lixo urbano:

Os famosos 3 r, são as soluções viáveis para reduzir o lixo... mas o que são os 3 r? são reduzir, reaproveitar e reciclar.

reduzir: é diminuir a quantidade de lixo utilizada, é muito simples se levada a sério, pode começar pela simples compra em um mercado, optando por embalagens recicláveis, retornáveis, usando acendedor de fogão ao invés de fósforos, preparar refeições sem desperdícios de alimentos.

reaproveitar: é uma forma de reduzir, também simples, onde podemos ajudar: escrevendo em uma folha de papel nos dois lados, evitando o desmatamento, não jogando fora materiais que podem ser doados para quem precise, fazendo novos materiais com a sucata, como vasos de garrafa pet, e preferindo comprar garrafas retornáveis.

reciclar: é fazer voltar aos meios de produção os materiais inorgânicos, como o plástico, papel, vidro e metal, tornando-os novos produtos, evitando assim maior consumo de energia, degradação do ambiente e de seus recursos naturais. a reciclagem começa dentro de casa, quando devemos separar o lixo orgânico do inorgânico, para depois entregá-los para a coleta seletiva, dever de o governo promover as indústrias de reciclagem.
para a coleta seletiva ocorrer, primeiro é necessário que cada casa faça a separação do seu lixo em orgânico ou não, também seria bom haver um local estratégico onde a população pudesse deixar o seu lixo para a coleta, ao passar, recolher sem precisar ir de rua em rua, de casa em casa. por fim, é necessário que haja o centro de triagem, onde ocorrerá a limpeza e seleção dos resíduos, para o material a ser reciclado poder ser vendido.
o destino e futuro do lixo estão em nossas mãos, se cada um fizer a sua parte de verdade, tudo irá dar certo, se cada pessoa se comprometer a ajudar na coleta seletiva, reduzindo e reutilizando os materiais ao máximo, o futuro do planeta estará a salvo, senão correremos um forte risco, pois daqui a alguns anos não vai mais haver lugar onde o lixo possa ser colocado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário