sexta-feira, 10 de agosto de 2012

REDUZIR – REUSAR – RECICLAR

Os resíduos sólidos são hoje um grande problema nos centros urbanos do mundo todo.
No Brasil, a enorme acumulação do tão famoso “lixo” vem criando tantos problemas, que o governo federal instituiu a Lei nº 12.305, de 02/08/2010,  sobre a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, aplicável a todas as pessoas físicas e jurídicas, públicas e privadas, responsáveis pela produção ou consumo de resíduos sólidos ou que desenvolvam ações ligadas à gestão desses resíduos.
O conceito de “destinação final ambientalmente adequada” está atrelado, dentre outros aspectos, à reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos, visando dar uma nova utilização a embalagens ou partes de produtos feitas com material ainda servível.
A reutilização pressupõe lançar mão das características físico-químicas dos produtos, para nova destinação. O uso de potes de vidro para acondicionar novos alimentos ou  de embalagens plásticas para guardar alimentos na geladeira, são exemplos de reuso.
Na reciclagem, o resíduo de papel, plástico, vidro ou metal, passa por um processamento específico, dando-lhe nova função ou uso. Neste caso, a matéria prima pode ser beneficiada e utilizada em novo processamento, reduzindo a extração na natureza de mais insumos para tais produtos. A extração da celulose (extração de árvores), do alumínio e dos derivados de petróleo pode ser reduzida a partir da reciclagem destes produtos.
A redução do consumo, ou o conceito do consumo consciente, leva ao combate ao desperdício, para que seja minimizado o descarte daquilo que está “sobrando”.
Diante do que aqui foi exposto, o aspecto mais importante está na tomada de consciência, de cada ser humano, dos seus hábitos de consumo. Vivemos numa época de escassez: apesar de AINDA não sentirmos na pele tais efeitos (certamente quem está lendo este texto não os sente…), já há, em outras sociedades, quem sofra – e muito, pela escassez de água e alimentos.
Há quem esteja intrigado, sem entender porquê  estamos falando de sofrimento ou escassez…
Mas a consequência direta da extração excessiva dos recursos naturais leva à escassez. Água, combustíveis fósseis, jazidas minerais, florestas, fauna.
A exploração predatória levará à escassez dos insumos básicos à preservação da vida.
E qual o seu papel neste contexto?
REDUZIR o seu consumo.
REUTILIZAR os produtos.
RECICLAR, para preservar.
Fonte: http://dorabrasil.wordpress.com/2011/06/15/os-3-rs-da-sustentabilidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário