quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Banqueiros não querem perder nada: taxa de cadastro de conta é mais um arrocho para os clientes


Os bancos não param de conseguir novas formas de arrancar dinheiro dos correntistas. Agora, as organizações financeiras vão poder cobrar taxa de cadastro dos clientes. A decisão foi tomada pela 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça. 
 
O absurdo é ainda maior porque o objetivo da cobrança é financiar custos com pesquisa sobre a situação financeira do próprio consumidor. Por isso, ministros do STJ ficaram divididos. Paulo de Tarso Sanseverino e Nancy Andrighi, por exemplo, consideram que o mecanismo é só do interesse do banco e o consumidor não deveria arcar com este tipo de taxa. 
 
O lucro dos bancos já é bem alto com as tarifas, que quitam a folha salarial somente com este recurso. “É inadmissível a cobrança de qualquer taxa, visto que os bancos já são remunerados pelo spread bancário e transações financeiras que realizam”, afirma o vice-presidente do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos. 
 
De acordo com o decidido, a cobrança é legal desde que esteja prevista em contrato e dentro do valor médio do mercado. Os clientes que fazem financiamento de automóveis e arrendamento mercantil já têm de pagar para a pesquisa, de R$ 30,00 a R$ 800,00, variando de acordo com o banco e local de assinatura do contrato.

Fonte: O Bancário

Nenhum comentário:

Postar um comentário