![]() |
CTB
Jô Moraes assumiu publicamente o compromisso de lutar junto com os servidores contra a tentativa de privatização. |
A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) usou a tribuna da Câmara, esta semana, para defender o papel de bancos públicos da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Em seu discurso, ela também respondeu aos servidores bancários que manifestaram preocupação com as possibilidades da privatização desses dois bancos públicos.
“Esses bancos públicos têm papel fundamental no enfrentamento da crise brasileira e na sustentação de possíveis investimentos”, afastando “as pretensas soluções excepcionais que levariam à privatização dos dois bancos, que sempre ocorrem em momento de crise.”
Jô Moraes assumiu publicamente o compromisso de lutar junto com os servidores contra a tentativa de privatização. “Os servidores do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal podem ficar tranquilos, porque não permitiremos a aprovação da privatização desses bancos”, afirmou.
A deputada lembrou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 466 de 2010, que tramita na Câmara dos Deputados, “guarda o propósito de assegurar à União a detenção de 100% do capital social da Caixa Econômica Federal (uma empresa pública), bem como o controle do capital social do Branco do Brasil.”
“A Caixa Econômica Federal nasceu no século 19, seu DNA está na Casa de Penhor Monte Socorro da Corte e na Caixa Econômica da Corte, onde famílias brasileiras, negros que queriam comprar sua alforria, comerciantes, entre outros, depositavam seus recursos com a garantia e a segurança que marcaram e marcam esta sólida instituição pública”, destacou a parlamentar.
“E é isto que estamos defendendo aqui. A garantia não de uma, mas de duas das mais sólidas instituições públicas deste País: a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Ambas creditadas no coração dos brasileiros, sólidas no mercado financeiro nacional e mundial. Ambas com enorme contribuição na formação social, econômica, política e financeira da própria história do Brasil”, discursou a deputada.
Do Portal Vermelho
De Brasília, Márcia Xavier
Nenhum comentário:
Postar um comentário