Organizada pela União dos Estudantes do Brasil (UEB) foi realizada no auditório da FTC em Itabuna reunião com o secretário de Transporte e Transito Clodovil Soares para discussão sobre o aumento da tarifa de ônibus e a qualidade no serviço de transporte coletivo do município. Estiveram presentes representantes dos grêmios estudantis dos colégios Ciso, Modelo, Ciomf, da União da Juventude Socialista (UJS), da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/Regional Sul da Bahia) e os sindicatos dos Bancários, Comerciários, Sindicacau, Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Servidores Municipais, Têxteis e Calçadistas, Conselho Municipal de Transporte e da Direc 7.
Durante a reunião os representantes das entidades questionaram a qualidade nos serviços de transporte públicos, a transparência das planilhas apresentadas pelos empresários em reunião com o Conselho Municipal de Transporte, a necessária melhoria nos serviços e se posicionaram contra o aumento das passagens de ônibus, reorganização do Conselho Municipal de Transporte, tarifa zero para os estudantes, acessibilidade, mobilidade urbana, melhoria das vias e dos pontos de ônibus existentes na cidade.

Clodovil Soares, secretário de Transporte e Transito de Itabuna
O representante da Prefeitura de Itabuna argumentou que pela primeira vez uma nova gestão não tem compromisso com os donos das empresas de ônibus na cidade e por isso a gestão municipal vem insistindo junto com as empresas na necessidade urgente de melhoria do serviço de transporte. Para isso será realizado um estudo sobre o índice de gratuidade e também fiscalização dos registros das catracas dos ônibus em circulação no município para se ter a real dimensão da situação do setor daquilo que é apresentado pelos empresários. Porém, o secretário defendeu a proposta do governo municipal de aumento de 9,32%, o que elevaria a tarifa para R$ 2,40 (dois reais e quarenta centavos). Vale lembrar que a proposta aprovada pelo Conselho Municipal de Transporte foi de R$ 2,50 (dois reais e cinquenta centavos).
Após a reunião foi formada uma comissão para reunião com o prefeito Claudevane Leite na próxima semana, sem data definida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário