segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Porto Sul: poder econômico vence a natureza


Como era de se esperar o Ibama concedeu licença prévia para a construção de um terminal de uso privativo da empresa Bahia Mineração (Bamin) e de um terminal de uso público, o chamado Porto Sul. Para conceder a liberação, o Ibama impôs ao governo baiano e à Bamin o atendimento a 19 ações compensatórias, além da implantação de 34 programas ambientais. 

Com um investimento de R$ 2,6 bilhões e a geração de 2,5 mil empregos diretos e indiretos, o Porto Sul será o ponto final da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), obra do Governo Federal que ligará a cidade de Figueirópolis, no Tocantins, a Ilhéus, na Bahia. Incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a FIOL terá 1.527 km de extensão, investimento estimado em R$ 7,43 bilhões, e passará por 32 municípios baianos. O Porto Sul será construído no litoral norte de Ilhéus, entre as localidades de Aritaguá e Sambaituba.

O empreendimento degradará 1.224,9 hectares com a retroárea, ponte de acesso marítimo, píer com quebra mar há 3,5 quilômetros da costa, acesso terrestre e dragagem  de 16,5 milhões de metros cúbicos. O impacto ambiental e socioeconômico são inestimáveis. Contudo, poderia ser bem pior, uma vez que a pretensão inicial era de ser instalado na APA (Área de Proteção Ambiental) na Lagoa Encantada que abrange o litoral norte do município de Ilhéus, além dos municípios de Uruçuca, Itajuípe, Coaraci e Almadina, no Litoral Sul da Bahia, com uma área de 157.745 hectares, fazendo parte da bacia hidrográfica do Rio Almada. Depois de transferido para o Distrito de Aritaguá a área pretendida era bem maior de 4.833 e foi reduzida para 2.268 hectares.

A reação dos entes contrários ao Porto Sul continua. Contudo, a esta altura é quase impossível barrar o processo. Dentro das compensações, é de bom alvitre a criação de parques nacionais de preservação da Mata Atlântica no Sul da Bahia.

Fonte: http://www.bahianegocios.com.br e Jornal Agora - 3402


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